A Postura do Professor frente ao processo adaptativo
07/10/2018
Quando uma criança chega à escola, ela traz consigo uma complexa e singular história, experiencias familiares e de aprendizagens quanto ao seu modo de estar no mundo. Modo este que pode definir como esta criança irá se inserir neste novo contexto e a maneira que vai realizar (ou não) as expectativas que são projetadas sobre si e a respeito do seu desempenho escolar.
No processo adaptativo é fundamental que o educador tenha conhecimento consistente para fazer uma escuta atenta, envolvendo-se e querendo saber sobre o dia à dia desta criança e suas relações familiares, pois estas, presentes ou ausentes, são decisivas no processo de aprendizagem.
Outro aspecto importante é o sentimento de pertença desenvolvido pela criança. É preciso que o educador seja amigo dela, fazendo com que aos poucos ela se sinta pertencida a rotina, espaço e grupo. O educador é responsável por desenvolver um olhar sensível para contemplar e explorar as múltiplas formas e maneiras em torno da criança. Para todo este processo ter um resultado satisfatório, é imprescindível que a família sinta-se segura com a educadora.
Afinal, como a criança irá se adaptar com uma pessoa que os pais não confiam? A comunicação transparente e madura, pensando no bem da criança, é a melhor solução sempre, ,tanto pra escola, quanto para a família.