A proposta pedagógica da Escola Infantil Pintando 7 considera a lei de diretrizes e bases da educação nacional - ldb 9.394/96, a constituição brasileira, o estatuto da criança e do adolescente, o disposto nos parâmetros curriculares nacionais – manual de orientações gerais para a educação infantil no município de Caxias do Sul – RS, propondo assim ações que desenvolvam a criança na sua integralidade, valorizando as diferenças individuais e peculiaridades de cada faixa etária atendida pela educação infantil.

 

Somos uma escola sócio-interacionista, fortemente ancorada em pensadores como Jean Piaget (teoria do construtivismo), Lev Vygotsky (interacionismo) e Rudolf Steiner (Pedagogia Waldorf -  integra de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos). Promovemos a aprendizagem por meio de brincadeiras dentro e fora do sistema tradicional de sala de aula, o que significa que damos liberdade para as crianças vivenciarem e experienciarem suas aprendizagens com seus colegas e meio, não simplesmente repassando conteúdos para elas. Entendemos que o desenvolvimento do ser humano acontece de maneira sistêmica, integrando a criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de ensino fundamental.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

O respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso.

Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.

Sendo assim, o nosso trabalho divide-se em turmas e faixas etárias descritas a seguir:

 

- Berçário: 

 

Espaço de fortalecimento de vínculo, acolhida, aconchego e estimulação, através de diferentes estímulos sensoriais, motores, afetivos e cognitivos, para desenvolver suas habilidades. Como recurso pedagógico as professoras utilizam músicas, histórias, brincadeiras (verbais e não verbais), além de estimulações motoras para incentivar marcos do desenvolvimento infantil, como: 

 

  • Rolar
  • Tonificar músculos
  • Engatinhar
  • Falar
  • Andar.

 

- Mini Maternal: 

 

Espaço de continuidade ao que foi proposto no berçário, direcionando o trabalho para a socialização, desenvolvimento da linguagem, incentivo a experimentação de novos alimentos (tipos e composições), reconhecimento do corpo através de atividades pedagógicas enfatizando a ludicidade e recreação. Iniciam-se também as aulas de música. Algumas estimulações para o desenvolvimento infantil:

 

  • Andar
  • Subir e descer de pequenos obstáculos;
  • Realizar ordens simples – pegar bola, alcançar algo para a profe;
  • Identificar os colegas, professoras e familiares;

 

- Maternal (Maternal 2a, Maternal 2b): 

 

Momento de continuidade do que foi proposto no Mini Maternal, fortalecendo a socialização e a autonomia, através do incentivo a independência na alimentação, controle dos esfíncteres e utilização do diálogo para expressar o que está sentindo. Iniciam-se as aulas extras de Kung Fu, Ballet, Músicalização, Ecologia, entre outros. Algumas estimulações para o desenvolvimento infantil:

 

  • Subir e descer pequenos degraus;
  • Segurar um objeto enquanto caminha;
  • Utilização de duas ou mais palavras para expressar uma ideia;
  • Já associa formas, cores e tamanhos;

 

- Pré :

 

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de buscar o desenvolvimento no manuseio de diferentes materiais propostos: giz de cera fino, canetinhas, pincéis, tesoura, folhas de tamanho menor, entre outros. Algumas estimulações para o desenvolvimento infantil:

 

  • Fase dos por quês;
  • Sentido prático e direto nas respostas;
  • Pedalar;
  • Pular com os dois pés;
  • Transmitir recados pequenos;

 

- Pré 1:

 

Momento de fortalecimento do que foi construído na caminhada pelas turmas anteriores. Neste período iniciam os subgrupos, preferencias por determinadas companhias e criteriosos nas escolhas das mesmas. O trabalho pedagógico em sala de aula é um incentivo a aceitação das diferenças, da amizade, das regras básicas de convivência. A ênfase se dá através de contação de histórias e manuseio de livros, diálogo através de rodas, brincadeiras no pátio com a criação de regras por parte das crianças, jogos de regras simples estabelecidas, teatro, dança, música, aula de inglês, ballet, kung fu, ecologia, entre outros. Alguns pontos interessantes do desenvolvimento desta faixa etária:

 

  • Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda
  • Come sozinha
  • Consegue andar em linha reta de forma direita
  • Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
  • Salta bem sobre um pé apenas
  • Apanha, atira e dribla bem uma bola
  • Consegue empilhar objetos sem dificuldade
  • Cria formas e objetos com recurso a plasticina
  • Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
  • Já sabe usar uma tesoura infantil

 

- Pré 2:

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao incentivo para a escrita, através de rodas de leitura, manuseio de livros, recorte e colagem. Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento com rodas de conversa, teatro, música, dança, meditação e trabalhos em pequenos e no grande grupo. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização). Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Enfatizamos a importância das atividades livres e dirigidas no pátio para socialização e construção de novas aprendizagens.

 

  • Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
  • Pode já saber escrever o seu próprio nome
  • Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
  • Faz muitas perguntas
  • Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
  • Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
  • Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
  • Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
  • Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
  • Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distâncias, tempo e posições
  • A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante 10 a 15 minutos
  • Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior.

Por tudo isso, a Escola Pintando 7 dispõe de uma equipe de educadores qualificados, de forma que o professor possa ser mediador e criador de situações na educação.