A Escola Infantil Pintando o Sete tem sua inspiração na Pedagogia Alemã: Waldorf, que  reconhece a criança como um sujeito único e especial, valorizando suas vivências na natureza  como ponto fundamental para seu autoconhecimento. Ao brincar na natureza a criança aprende, descobre, investiga e estabelece relações significativas entre multiplos saberes.

Nossa História

Fundada em 1995, a Escola Pintando 7 está localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes. A escola nasceu com o propósito de orferecer à comunidade caxiense um serviço diferenciado em educação infantil, evoluindo a cada ano, conforme às necessidades das famílias e das crianças.

Além disso, possuímos uma ampla área verde para as vivências das nossas crianças, temos um espaço físico agradável e acolhedor, o que propicia o desenvolvimento global da criança em suas diversas áreas: afetiva, psico-social, cognitiva e motora. 

Desde o primeiro ano de atuação, nossa maior preocupação é com a qualidade dos serviços prestados, buscando e mantendo os melhores profissionais a anos em nossa equipe. 

Contamos com uma equipe multidisciplinar, com Coordenadora Pedagógica e Psicopedagogas integral na escola, Psicóloga, Nutricionista e Pedagogas. 

Temos certeza de que todos estes elementos, somados às qualidades individuais de cada um de nossos profissionais, proporcionam à criança um ambiente saudável e adequado para a convivência social. Assim seguimos com nosso trabalho, sempre pensando no bem estar das crianças e na tranquilidade de suas famílias, através da confiança e respeito que conquistamos ao longo dos anos.

Estrutura Pedagógica

ALFABETIZAÇÃO: a alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. É o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.

Estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo. As crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta um ritmo próprio. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. A sala de referência deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.

 

 

 

AULAS DE ARTES: ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Além disso, ampliam  sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantêm entre si, além de exercitar as habilidades motoras.

A Escola preocupa-se em fazer com que a Arte seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e profunda de expressão de ideias, emoções e sentimentos.

 

 

 

 

PROGRAMAS DE SOCIALIZAÇÃO: uma das funções básicas da Escola é permitir que a criança reconheça a existência de um outro - com quem trocará brinquedos, carinho, arranhões, experiências. É um trabalho delicado que depende da sensibilidade dos educadores. Nesse processo, a criança amadurece, e quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônica e tranqüila será.

 

 

 

 

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS: a Educação Infantil tem evoluído muito nas últimas décadas, em todos os seus aspectos. Sabemos mais sobre as crianças, sobre a formação da inteligência, sobre sua relação com a família e o conhecimento. Neste processo, existe uma palavra-chave: estímulo. 
Um dos desafios fundamentais da Educação é oferecer, constantemente, em diversas situações e de várias formas, estímulos ao seu desenvolvimento emocional, intelectual, social, motor e físico. 
É o que faz a Pintando o Sete, ao lançar mão de todos os recursos adequados existentes para estimular a criança. Entre os instrumentos que a Escola utiliza estão todos os gêneros de materiais pedagógicos, jogos educativos, entre outros.

 

 

RECURSOS HUMANOS: educar é, fundamentalmente, despertar qualidades humanas. Qualidade no pensar, no agir, no conviver. Para que isso seja possível, a presença de profissionais bem preparados e unidos em torno de um projeto pedagógico é essencial,  principalmente no mundo contemporâneo, onde a capacidade de aprender é o talento que mais diferencia os homens.

 

 

JOGOS DRAMÁTICOS: os jogos dramáticos, atividades orientadas e com um fundo conceitual, dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. 
Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos. 

 

 

AULAS DE MÚSICA: a linguagem universal da Música abre as portas da percepção, da diversidade cultural, da inteligência, da apreciação artística. Os ritmos, os pulsos, a dança, a expressão por intermédio dos sons, representam, na Pintando o Sete, um pilar importante do projeto pedagógico. Tocando, dançando, cantando, as crianças desenvolvem ao longo da Educação Infantil largos passos no ensino musical. 

 

 

 

AULAS DE INGLÊS: evidentemente adaptado a esta faixa etária, o ensino de Inglês acontece por meio dos elementos lúdicos, com dramatizações, músicas, brincadeiras e filmes.  Há uma professora de Inglês, que faz intervenções nem sempre programadas em todas as salas, de forma a integrar a nova língua ao cotidiano real das crianças. 

 

 

 

ATIVIDADES MOTORAS: o sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das habilidades ligadas ao movimento. Sempre aproveitando o aspecto lúdico do esporte, as crianças exercitam o pular, o nadar, o lançar, o escalar, o correr, o segurar, em graus sucessivos de complexidade. 
Assim, o desenvolvimento motor é estimulado, ao mesmo tempo em que se lançam as sementes de um contato saudável com o esporte.

 

Diferenciais
Pátio externo arborizado e estacionamento privativo.
Diferenciais
Dois professores por turma, formação continuada dos professores e investimento em recursos pedagógicos inovadores.  
Diferenciais
Câmeras de monitoramento e salas climatizadas.  

Conheça um pouco mais

Participação da Pintando 7 no programa Rede Olhares, da UCS TV.