Pré

Pré

O Pré, ou o período da pré  escola, é dentro da educação infantil, um momento muito importante, pois trata-se da etapa do processo educativo que antecede o Ensino Fundamental. Sendo assim, ele é considerado e tem a responsabilidade de preparar a criança com todo o suporte e olhar individualizado para a "escola grande".  O Pré na Educação Infantil tem um criterioso e respeitoso programa de acompanhamento das crianças, visando o lúdico, o fortalecimento emocional e a potencialização motora, onde o resultado disso tudo será visto no processo de alfabetização. 

Falando sobre ALFABETIZAÇÃO, há muitos equivocos neste período por parte das famílias. Aprender as letras para a criança, é um reflexo de toda uma compreensão de si mesma que ela tiver. A criança precisa compreender o seu corpo e a extensão do mesmo, para depois conseguir representar com SENTIDO e SIGNIFICAÇÃO, qualquer coisa no PAPEL. Senão, seus registros não passarão de pequenas cópias que ela nem compreende o porque de tal. Mas como ela irá ter essa compreensão? Através de muitas brincadeiras, assumindo diferentes papeis da sociedade, brincando com materiais não estruturados, desenvolvendo sua criatividade e resolvendo seus conflitos. Testando as possibilidades do seu corpo com a bola, com cordas, circuítos, corridas, pulos, além dos jogos de regras. 

A criança neste período tem como características, pensar e elaborar melhor suas frases, através do raciocínio, localiza-se melhor no tempo, faz associações e relações entre fatos e diálogos, mostrando já aos 5 anos um desenvolvimento neuropsicomotor que se completa. Mesmo a alfabetização não sendo o foco da Educação Infantil, ela aparece neste período por curiosidade e demanda das próprias crianças e nós vamos incentivando-as a buscarem as informações e elaborarem conceitos, encerrando a pré escola (em sua grande maioria) fazendo lindos registros com sentido e significado prático e vivo para elas. 

A Pintando 7 conta também com uma equipe multidisciplinar, olhando individualmente cada criança da pré escola e desenvolvendo trabalhos paralelos com as famílias, atenta ao que cada uma sente e demonstra no dia à dia nos seguintes pontos destacados abaixo pelo site abc. 

Desenvolvimento Oral – De 4 a 6 anos, a criança precisa pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempo e espaço. O vocabulário gira em torno de 1500 palavras, domina 90% dos sons da língua. Ela começa a mudar seus padrões de vocalização para adaptar-se aos ouvintes, pode discernir quando estão brincando com ela e pode também tentar fazer uma brincadeira. Algumas habilidades de linguagem completarão seu desenvolvimento entre os 10 e 12 anos, mas a etapa de abrangência da linguagem continua.

Coordenação Motora – Copia linhas e formas. Pega lápis ou caneta fazendo movimento de pinça com os dedos. Escreve o nome. Corta em cima da linha do papel. Começa a cortar formas com a tesoura. Veste-se e se despe de maneira independente. Abotoa e fecha zíperes. Consegue escovar os dentes, pentear-se.  Alterna os pés nas escadas. Fica em um pé só. Pula sobre um pé só. Arremessa e chuta com exatidão e força. Progride na tarefa de andar de bicicleta.

Desenvolvimento Intelectual

•  Tem vocabulário alargado, constituído por 1500 a 2000 palavras; manifesta um grande interesse pela linguagem, fala incessantemente;
• Compreende ordens com frases na negativa e regras;
• Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas;
• Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;
• Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";
• Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais;
• Começa a reconhecer padrões entre os objetos: objetos redondos, objetos macios, animais...

Desenvolvimento Social

• Brinca com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser seletiva acerca dos seus companheiros;
• Gosta de imitar as atividades dos adultos;
• Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro;

Desenvolvimento Emocional

• Tem pesadelos (comuns nesta fase) e é bom externalizar e dialogar na roda com os amigos;
• Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;
• Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros;
• Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;
• Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada;
• Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo;
 

Desenvolvimento Moral

• Tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se geralmente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos); necessitando do diálogo constante e amigo da educadora. 

Para fortalecer todo este desenvolvimento, O Pré conta além das atividades do planejamento, ATIVIDADES semanais de:

- Musicalização;

- Inglês*;

- Horta;

- Vivências na Pedagogia Waldorf: (Aquarela, oficina do pão, contos Waldorf)

- Escola da Inteligência* (Programa Socioemocional do Dr. Augusto Cury).

- Futsal*;

- Ballet*;

 

Pré

Idade: 4 anos
 

Pré 1

Idade: 5 anos 

Atividades Curriculares

Segunda

Educação Física e Brinquedo de Casa

Segunda

Inglês

Terça

Aula Música

Sexta

Lanche de Casa

Atividades Extracurriculares

Quarta

Ballet

Entre em Contato

Entre em Contato (54) 3222-4822

Quer saber mais sobre nossas matrículas, atividades e estrutura da escola? Agende sua visita, basta preencher os dados e enviar sua mensagem. Responderemos em até 24 horas.