A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NA INFÂNCIA
08/11/2018
A infância é uma das fases mais importantes do desenvolvimento. A maioria das crianças ama seus animais de estimação e não é à toa. Sejam grandes ou pequenos, eles ensinam, divertem e são ótimos companheiros.
COMO UM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO PODE AJUDAR
1) Fortalecendo laços
Ter um bichinho de estimação é uma alegria para todos e promove o fortalecimento dos laços familiares.
A começar pelo relacionamento sócio-afetivo na infância, este pode se tornar ainda melhor e mais positivo. A relação da criança com um cachorro ou um gato, exigirá muito do aprendizado em cuidar e entender mais sobre o outro ser, promovendo a expansão da responsabilidade e respeito.
Os animais são grandes magos das emoções. São fiéis companheiros, nos dão amor de forma gratuita, sem esperar nada em troca. Promovem a alegria e união da família.
2) Ensinando responsabilidades
Cuidar de um animal não é tarefa fácil. Inserir novas atividades na rotina dos seus filhos pode criar maior senso de cuidado. Colocar comida e água, ajudar no banho, limpar o “banheiro” do animal e levar ao veterinário, são algumas atividades que, juntamente com o afeto e supervisão dos pais, se torna uma brincadeira repleta de aprendizados.
Elas também aprendem empatia e compaixão ao cuidar dos animaizinhos, mostrando que a saúde e o bem-estar do animal depende delas, ensinando a importância do cuidar bem, além do exemplo de ter hábitos alimentares saudáveis e em horários regrados.
Ter uma responsabilidade e cumpri-la no momento em que é necessário ajuda a criança a construir a disciplina, característica importante que vai acompanhá-la nos estudos, no trabalho e em muitos aspectos da vida pessoal durante a vida toda.
É também uma ótima maneira de introduzir a criança à educação ambiental e fazê-la entender que é preciso cuidar da natureza e de todos os animais.
3) Desenvolvimento físico e motor
Brincar com um bichinho de estimação pode ser um excelente exercício para qualquer pessoa. Correr com seu animalzinho é uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora, ativar os músculos e desenvolvê-los, o que é primordial em todas as fases da infância. E aqueles olhares adoráveis que eles nos dão são a motivação infalível para quando bate aquela preguicinha.
Os estímulos para as atividades físicas poderão evitar muito o sedentarismo na vida das crianças. Esse benefício físico é um dos mais importantes, afinal as crianças precisam gastar energia e se divertir longe de aparelhos eletrônicos, como TV e o celular, por exemplo.
4) Mantendo as crianças saudáveis
Ao contrário do que muitos pensam, a convivência com um animal de estimação ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de asma e de outras alergias, pois fortalece o seu sistema imunológico, além de deixar as crianças felizes, o que é fundamental para a saúde dos pequeninos.
Embora a infância seja uma ótima fase, nem sempre é fácil. Ter um animal de estimação fornece companhia constante para enfrentar os altos e baixos. Sempre que as crianças se sentem tristes, com raiva ou com medo, elas podem recorrer a seu animalzinho. Brincar, acariciar e dedicar parte do tempo aos bichinhos ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão. Eles podem ser uma grande fonte de conforto, até nos momentos mais difíceis, através de suas brincadeiras e carinho.
Em tratamento de crianças autistas, por exemplo, o bichinho de estimação pode ser o único amigo com quem o pequeno tem liberdade de interagir, podendo criar um vínculo que antes não existia com ninguém.
5) Maior autoconfiança
Os pequenos ficam mais autoconfiantes, sabendo que são capazes de desenvolver determinadas tarefas e que estão aprendendo constantemente. Quando uma tarefa realizada é bem-sucedida, a criança se sente capaz, com a autoestima elevada. Esse sentimento é importante de ser aproveitado durante a infância, para que se cresça com a certeza de que se é capaz de realizar tarefas e cumprir desafios.
Se as crianças crescerem junto com seus bichinhos de estimação, desenvolverão suas habilidades emocionais com mais facilidade. Terão uma maior empatia para reconhecer se seu animal está tranquilo, alegre ou inquieto. Aprenderão sobre a importância de respeitar, de cuidar, acariciar, acompanhar, serão amigos verdadeiros em qualquer etapa de suas vidas.
Se você pretende adotar ou presentear seus filhos com um animal, lembre-se sempre de analisar as possibilidades da família. Pesquise bastante sobre o animal e as responsabilidades envolvidas. E utilize esse momento com a criança, pois pode ser uma grande oportunidade de aprendizado e amor.